Venâncio Fortunato
Poeta Latino (530-605)Venâncio Fortunato foi um poeta latino, hinógrafo na corte merovíngia e bispo da Igreja Primitiva. Ao todo, pelo que se tem registro, Fortunato escreveu onze livros de poesia em Latim, em spanersos grupos de gênero, incluindo epitáfios, panegíricos, consolações e poemas religiosos. Suas obras são importantes no desenvolvimento da literatura latina, em grande parte por escrever numa época em que a prosódia latina afastava-se do verso quantitativo do latim clássico em direção a métrica do latim medieval.
Fortunato nasceu entre 530 e 540 em Duplavis, Itália. Ele cresceu durante a reconquista romana da Itália, mas há controvérsias sobre onde Fortunato passou sua infância. Em algum momento dos anos 550 ou 560, ele viajou para Ravenna para estudar. Enquanto estava lá, ele recebeu uma educação clássica, no estilo romano. Seus trabalhos posteriores mostram familiaridade não apenas com poetas clássicos como Virgílio, Horácio, Ovídio, Estácio e Marcial, mas também com poetas cristãos, incluindo Arátor, Claudiano e Sedúlio. Além disso, Fortunato provavelmente tinha algum conhecimento da língua grega e dos escritores e filósofos gregos clássicos.
Fortunato acabou migrando, chegando na primavera de 566 a Metz, na Corte Merovíngia, provavelmente com a intenção específica de se tornar um poeta da corte. Foi aí que sua carreira de sucesso realmente começou. A chegada de Fortunato a Metz coincide com o casamento do rei Sigibert e da rainha Brunhild, e na cerimônia ele cantou um poema de celebração para toda a corte. Após esta ocasião, Fortunato teve muitos patronos nobres, bem como bispos, que desejavam que ele escrevesse poesia para eles. Cerca de um ano depois de chegar a Metz, Fortunato viajou para a corte do rei Charibert, irmão de Sigibert, em Paris, e lá ficou até a morte de Charibert, em 567.
Devido ao perigo apresentado pelo rei Chilperic, irmão de Sigibert e Charibert, Fortunato teve que se mudar para Tours, retornando às terras de Sigibert. De lá, ele se aventurou a Poitiers, onde conheceu Radegund. Eles se tornaram amigos íntimos, e Fortunato escreveu muitos poemas em sua homenagem e em apoio às suas campanhas políticas. Fortunato fizera outra grande amizade em Tours e Poitiers: com Gregório de Tours, que foi empossado bispo em 573, de quem Fortunato também recebeu patrocínio.
Após a morte de Sigibert e de Chilperico, Fortunato mudou-se para a corte de Childeberto em Poitiers. Childeberto era filho de Sigibert. Ele permaneceu lá até o ano 600, quando foi nomeado bispo de Poitiers. Fortunato morreu no início do século VII, e foi chamado de santo após sua morte, mas nunca foi formalmente canonizado.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa