Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Tucídides

Historiador Grego (460-400 a.C.)

Tucídides foi um historiador e general ateniense. Escreveu a História da Guerra do Peloponeso, da qual foi testemunha e participante, em que, em oito volumes, conta a guerra entre Esparta e Atenas, ocorrida no século V a.C.. Foi apelidado de pai da "história científica" por aqueles que aceitam suas afirmações de ter aplicado padrões estritos de imparcialidade, coleta de evidências e análise de causa e efeito sem referência à intervenção das spanindades. Ele também foi chamado de pai do realismo político, que vê o comportamento político dos inspaníduos e os resultados subsequentes das relações entre os Estados, como, em última instância, mediados e construídos sobre as emoções de medo e interesse próprio.

Tucídides se identifica como um ateniense, dizendo-nos que o nome de seu pai era Olorus. Uma anedota um tanto duvidosa de sua infância persiste: quando ainda era um jovem de 11 anos, ele e seu pai foram à ágora de Atenas, onde o jovem Tucídides ouviu uma palestra do historiador Heródoto. Segundo alguns relatos, o jovem Tucídides chorou de alegria ao ouvir a palestra, decidindo que escrever seria a vocação da sua vida. O mesmo relato também afirma que após a palestra, Heródoto falou com o jovem e seu pai, afirmando que "o jovem anseia por conhecimento".

Tucídides sobreviveu à Peste de Atenas, que matou Péricles e muitos outros atenienses. Ele também registra que possuía minas de ouro em uma área costeira na Trácia, em frente à ilha de Thasos. Tucídides também foi um dos primeiros a notar que as pessoas que sobreviviam às epidemias de peste eram poupadas durante os surtos posteriores da mesma doença, conhecimento importante que num futuro remoto seria a base da vacinação.

Por causa de sua influência na região da Trácia, escreveu Tucídides, que foi enviado como estratego a Tasos, em 424 a.C.. Durante o inverno, o general espartano Brásidas atacou Anfípolis, na costa da Trácia. Eucles, o comandante ateniense em Anfípolis, foi enviado a Tucídides em busca de ajuda. Brásidas, ciente da presença de Tucídides em Tasos e de sua influência junto ao povo de Anfípolis, e com medo de receber ajuda por mar, agiu rapidamente para oferecer aos Anfipolitanos termos moderados pela rendição, que eles aceitaram. Assim, quando Tucídides chegou, Anfípolis já estava sob o controle espartano.

Anfípolis era de considerável importância estratégica, e a notícia de sua queda causou grande consternação em Atenas. A culpa foi atribuída a Tucídides, embora ele alegasse que não era sua culpa e que simplesmente não foi capaz de chegar a tempo. Por causa de sua falha em salvar Anfípolis, ele foi exilado. Usando seu status de exilado, ele viajou livremente entre os aliados do Peloponeso, sendo possível ver a guerra da perspectiva de ambos os lados. Tucídides afirmou que começou a escrever sua história assim que estourou a guerra, pois imaginava que seria uma das maiores guerras travadas entre os gregos.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Tucídides

Edições em Português

História da Guerra do Peloponeso (completo)

História da Guerra do Peloponeso: livro 1