Tirteu
Poeta Grego (Século VII a.C.)Tirteu foi um poeta lírico grego, supostamente de Esparta. Escreveu duas espécies de poesia: cantos de guerra e elegias em dialeto jônico. Com seus cânticos de guerra, incentivou a coragem espartana, levando-os à vitória por ocasião da Segunda Guerra Messênia.
Praticamente tudo o que se sabe sobre a vida de Tirteu é encontrado no Suda. Relatos tradicionais de sua vida foram quase inteiramente deduzidos de sua poesia ou simplesmente ficção, como o relato de Pausânias, de sua suposta transformação de um professor coxo e estúpido em Atenas para o mentor das vitórias espartanas contra os Messênios.
Seus versos parecem marcar um ponto crítico na história espartana, quando os espartanos começaram a abandonar suas artes e ofícios florescentes e os versos mais leves de poetas como Álcman, para abraçar um regime de austeridade militar. Tirteu, em sua poesia, exortou os espartanos a permanecerem leais ao estado, e ele os lembrou de uma constituição baseada na providência spanina, exigindo a cooperação de reis, anciãos e do povo. Ele procurou inspirá-los na batalha celebrando o exemplo da geração de seus avós, quando a Messênia foi capturada pela primeira vez, no governo do Rei Teopompo, e deu conselhos práticos sobre armas, armaduras e táticas.
Tirteu era predominantemente um poeta elegíaco, a elegia pode ser descrita como "uma variação do hexâmetro heróico, na direção da poesia lírica". Hexâmetros heróicos foram usados por Homero, cujas frases e vocabulário jônico se tornaram o esteio dos versos de Tirteu, embora tenha sido composto para o público espartano de língua dórica. O uso do vocabulário jônico é ainda mais notável porque Tirteu deu voz a uma ética militar nacional peculiar a Esparta, e seus versos foram possivelmente cantados em banquetes durante a campanha e até mesmo em marcha. Os três fragmentos mais longos de versos sobreviventes são poemas completos ou virtualmente completos que descrevem o guerreiro ideal e a desgraça, ou glória, que acompanha suas escolhas pessoais.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa