Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Theodoros Prodromos

Monge Bizantino (1100-1165)

Theodoros Prodromos foi um monge, escritor, poeta, retórico e médico bizantino.

Theodoros Viveu no reinado de Juan II Comneno e Manuel I Comneno, e gozou da protecção deste último. Foi educado na escola de Miguel Itálico, onde estudou e assimilou profundamente a literatura grega antiga. Ele queria ser militar, mas sua saúde o impedia. Por isso se tornou gramático, poeta e, em suma, um homem das letras, escrevendo poemas, elogios e outras peças de circunstâncias e reivindicações na corte de João II Comneno.

Casou-se, teve filhos, foi para o exílio, entrou para um mosteiro como monge e voltou a sair sem ter passado um ano, e depois de algum tempo voltou a ser monge com o nome de Nicolás. Theodoros admirava a cultura, a nobreza e as proezas militares (cantava as vitórias do Império), mas também defendia o homem comum que sofria cotidianamente, como se vê em suas cartas, e costumava reclamar da situação econômica dos intelectuais, dependentes de patronos, em comparação com artesãos e comerciantes.

Ele foi um escritor muito fecundo, já que 163 textos são atribuídos a ele com segurança. Apesar dos panegíricos e de sua forma convencional, suas obras, geralmente compostas em público, são uma fonte de informações sobre muitos aspectos da história bizantina do período. Há uma forte veia satírica em suas obras, que vão desde epigramas e diálogos até cartas e, ocasionalmente, peças em prosa e verso.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Theodoros Prodromos

Edições em Português Sem obras traduzidas.