Terêncio
Dramaturgo Romano (185-159 a.C.)Públio Terêncio Afro foi um dramaturgo e poeta romano, autor de pelo menos seis comédias. Pouco apreciado pelo público romano, que preferia as farsas mais vivas e coloridas de Plauto, foi mais apreciado na Idade Média e na Renascença, sendo muito imitado até os tempos de Molière. Foi tão grande a preferência por Terêncio na Idade Média que suas peças eram representadas nos colégios, e na Renascença foram traduzidas em várias línguas. Seus personagens pertencem em sua maioria às classes sociais mais altas. Suas obras são escritas em verso e seu estilo é "puro".
Terêncio nasceu na África Proconsular, em meados do ano 185 a.C.. Foi vendido como escravo ao senador Terêncio Lucano, que deu-lhe educação e, tempos depois, o libertou. Por ser muito amigo de Cipião, muitos atribuíram a esse último a autoria de várias comédias de Terêncio. Com base nos escritos do historiador romano Suetônio, Terêncio foi descrito como tendo "altura moderada, esbelto e pele escura", além de deixar uma filha que posteriormente se casou com um cavaleiro romano. Além disso, Terêncio era membro do chamado Círculo Scipionic, um grupo de filósofos, poetas e políticos patrocinados por seu homônimo, Scipio Aemilianus.
Quando tinha cerca de 25 anos, Terêncio viajou para a Grécia, para reunir materiais para suas peças, e nunca mais voltou. Acredita-se que Terêncio morreu durante a viagem, mas isso não pode ser confirmado. Antes de seu desaparecimento, ele exibiu seis comédias que ainda existem. De acordo com alguns escritores antigos, ele morreu no mar devido a um naufrágio ou doença.
Como Plauto, Terêncio adaptou as peças gregas das fases finais da comédia ática. Ao contrário de Plauto, porém, a maneira de Terêncio de escrever era mais em um latim conversacional simples, agradável e direto, embora menos humorístico de assistir. Também foi dito que Terêncio fez melhor uso de seus enredos do que Plauto, e sua linguagem mais pura e caracterizações em suas comédias podem ser atribuídas à falta de popularidade durante sua época.
Devido à sua linguagem clara e spanertida, as obras de Terêncio foram muito utilizadas por mosteiros e conventos durante a Idade Média e o Renascimento. Padres e freiras geralmente aprendiam latim por meio da reconstituição das peças de Terêncio, aprendendo assim tanto cantos latinos quanto gregorianos. Embora as peças de Terêncio muitas vezes lidassem com material pagão, a qualidade de sua linguagem promoveu a cópia e preservação de seu texto pela Igreja. A preservação de Terêncio por meio da Igreja permitiu que seu trabalho influenciasse muito o drama ocidental posterior.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa