Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Teógnis

Poeta Grego (Século VI a.C.)

Teógnis de Mégara foi um poeta lírico grego. Ele foi o primeiro poeta grego conhecido a expressar preocupação com o eventual destino e sobrevivência de sua própria obra. A obra que lhe é atribuída consiste numa poesia gnómica bastante típica da época, apresentando máximas éticas e conselhos práticos sobre a vida. Os versos preservados são escritos do ponto de vista de um aristocrata confrontado pela revolução social e política, típica das cidades gregas no período arcaico.

Os versos elegíacos atribuídos a Teógnis apresentam-no como um personagem complexo e um expoente da moral grega tradicional. Toda a poesia atribuída a Teógnis trata de assuntos tipicamente discutidos em simpósios aristocráticos - festas de bebedeiras que tinham significado simbólico e prático para os participantes. Tópicos simbólicos cobertos por Teógnis incluem vinho, política, amizade, guerra, brevidade da vida, natureza humana e riqueza.

Teógnis também detalha as intensas tensões políticas dentro de Mégara durante o século VI. Suas obras retratam a chegada de "outros homens" que desafiaram e desalojaram ex-membros da elite. Suas obras demonstram que o aumento da urbanização entre a população rural em torno de Mégara resultou em pressões sociais aumentadas dentro da cidade. Seus escritos são pensados ​​por estudiosos modernos para representar amplamente o ponto de vista aristocrático da elite megariana.

Foi provavelmente sua reputação de moralista, significativa o suficiente para merecer comentários de Aristóteles e Platão, que garantiu a sobrevivência de sua obra durante o período bizantino. No entanto, é claro que não possuímos sua produção total. O Suda bizantino, por exemplo, menciona 2.800 versos elegíacos, o dobro do número preservado nos manuscritos medievais.

Teógnis escreveu no estilo elegíaco arcaico. Era conservador e pouco aventureiro no uso da linguagem, frequentemente imitando o fraseado épico de Homero, mesmo usando seu dialeto jônico em vez do dórico falado em Mégara, e possivelmente pegando emprestado a inspiração e versos inteiros de outros poetas elegíacos, como Tirteu, Mimnermo e Sólon. Ele era capaz de capturar imagens e declarações memoráveis ​​na forma de epigramas concisos.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Teógnis

Edições em Português Sem obras traduzidas.