Simônides
Poeta Grego (Século VI a.C.)Simônides de Ceos foi um poeta lírico grego, o maior autor de epigramas do período arcaico. Os estudiosos da Alexandria helenística incluíram-no na lista canônica dos nove poetas líricos. Simônides marca uma mudança na tradição poética, pois é o primeiro a fazer da poesia um ofício, e receber benefícios por ela. Ao mesmo tempo situa a função poética a partir de um novo ângulo: o esforço de reflexão sobre a natureza da poesia. É a Simônides que a Antiguidade atribui a famosa definição: “A pintura é uma poesia silenciosa, e a poesia é uma pintura que fala”. Ele seria o primeiro testemunho da teoria da imagem, ou mimesis.
Poucos fatos claros sobre a vida de Simônides chegaram aos tempos modernos. Ele nasceu em Ioulis, em Ceos, a ilha mais externa das Cíclades. Ceos fica a apenas quinze milhas a sudeste da Ática, para onde Simônides foi atraído, por volta dos trinta anos, pela atração de oportunidades que se abriam na corte do tirano Hiparco, um patrono das artes. Sua rivalidade com outro treinador de coro e poeta, Lasus de Hermione, tornou-se uma espécie de piada para os atenienses de uma geração posterior - é mencionado brevemente pelo dramaturgo cômico Aristófanes, que marcou Simônides como um tipo avarento de poeta profissional.
O período tessálico na carreira de Simônides é seguido na maioria das biografias por seu retorno a Atenas durante as Guerras Persas, e é certo que ele se tornou uma figura internacional proeminente naquela época, particularmente como autor de versos comemorativos. Sua habilidade de compor sobre temas militares, o colocou em grande demanda entre os estados gregos após a derrota da segunda invasão persa, quando ele é conhecido por ter composto epitáfios para atenienses, espartanos e coríntios, uma canção comemorativa para Leônidas e seus homens, um epigrama dedicatório para Pausânias, e poemas sobre as batalhas de Artemisium, Salamina e Plateias.
Ele foi popularmente reconhecido com a invenção de quatro letras do alfabeto revisado e, como autor de inscrições, foi o primeiro grande poeta a compor versos para serem lidos em vez de recitados. Nas palavras do retórico romano Quintiliano: "Simônides tem um estilo simples, mas pode ser elogiado pela aptidão de sua linguagem e por um certo encanto; seu principal mérito, entretanto, está no poder de provocar piedade, tanto que alguns o preferem, a esse respeito, a todos os outros escritores do gênero." Ele é popularmente associado a epitáfios que comemoram guerreiros caídos, como por exemplo os lacedemônios na Batalha das Termópilas.
Hoje, apenas vislumbres de sua poesia permanecem, seja na forma de fragmentos de papiro ou citações de antigas figuras literárias. Mas novos fragmentos continuam a ser desenterrados por arqueólogos em Oxyrhynchus, uma cidade e sítio arqueológico no Egito, que produziu fragmentos de papiro ao longo de um século de escavações. Simônides compôs versos quase inteiramente para apresentações públicas e inscrições, ao contrário de poetas líricos anteriores, como Safo e Alceu, que compuseram versos mais íntimos para entreter os amigos. Também era adepto de composições vivas adequadas à dança (hiporquima), pelas quais é elogiado por Plutarco. Ele teve muito sucesso em competições ditirâmbicas, de acordo com um epigrama anônimo que data do período helenístico, que o creditou com 57 vitórias, possivelmente em Atenas.
Os últimos anos da vida do poeta foram passados na Sicília, onde se tornou amigo e confidente de Hieron de Siracusa. Simônides defendeu uma visão tolerante e humanística que celebrava a bondade comum e reconhecia as imensas pressões que a vida exerce sobre os seres humanos.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa