Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Saxo Grammaticus

Historiador Dinamarquês (1150-1220)

Saxo Grammaticus foi um historiador e teólogo da Dinamarca medieval, que se julga ter sido um escrivão secular do arcebispo Absalão de Lund. É o autor da primeira história da Dinamarca, conhecida como Gesta Danorum.

Segundo a Crônica da Jutlândia, Saxo nasceu na Zelândia e era oriundo de uma família de guerreiros; o autor escreve que o seu pai e avô “eram conhecidos frequentadores do campo de guerra do seu renomado senhor (Valdemar I)", e que ele próprio decidira ser soldado, seguindo "o velho direito de serviço hereditário". Ele viveu durante um período de guerras e expansão na história da Dinamarca, expansão essa liderada pelo arcebispo Absalão de Lund e os reis Valdemar I, o Grande, e o seu neto Valdemar II, o Vitorioso.

A educação e habilidade de Saxo apoia a noção de que teria sido educado fora da Dinamarca. Alguns sugerem que o cognome "Grammaticus" se refere não à sua educação, mas sim ao seu elaborado estilo de escrita. Sabemos através da sua escrita que se encontrava no séquito de Absalão, bispo de Roskilde (1158) e mais tarde arcebispo de Lund (1178), e o principal conselheiro de Valdemar I. No seu testamento, Absalon perdoa seu escrivão Saxo uma pequena dívida de dois marcos e meio de prata, e pede-lhe que devolva dois livros emprestados do mosteiro de Sorø.

O legado de Saxo Grammaticus é a histórica heroica dos Dinamarqueses em dezasseis volumes. No prefácio da obra, Saxo escreve que o seu patrono, Absalão, o arcebispo de Lund, o encorajara a escrever uma história heroica dos dinamarqueses. A história pensa-se ter sido iniciada cerca de 1185, depois de Sven Aggesen ter escrito a sua história. O propósito da Gesta Danorum era, como escreve Saxo, "glorificar a nossa pátria", o que ele realizou seguindo o modelo da Eneida de Vergílio. Saxo pode, também, dever muito a Platão, Cícero, e ainda a escritores mais contemporâneos como Godofredo de Monmouth.

A história dos dinamarqueses de Saxo foi compilada a partir de fontes cujo valor histórico é questionável. O autor aproveitou a tradição oral dos islandeses, tomos antigos, letras esculpidas em rochas e pedras, e afirmações do seu patrono, Absalão, quanto à história de que o arcebispo tinha feito parte. A história vai desde a era dos fundadores lendários do povo dinamarquês, rei Dan da Dinamarca e o seu irmão Angul ― este o progenitor dos ingleses ― até cerca de 1187. O mundo de Saxo transparece como um de valores fortemente guerreiros. O autor glorifica os heróis que conquistaram a sua fama na guerra muito mais do que os que fizeram a paz.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Saxo Grammaticus

Edições em Português

As Histórias de Ragnar Lodbrok