Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Safo

Poetisa Grega (630-580 a.C.)

Safo foi uma célebre poetisa grega da ilha de Lesbos, contemporânea de Pítaco e Alceu. É conhecida por sua poesia escrita para ser cantada ao som da lira. A maioria dos poemas de Safo se perdeu ao longo do tempo, assim como ocorreu com praticamente todos os escritores da antiguidade, e o que sobreviveu chegou até nós em forma de fragmentos, sendo seu único poema completo a chegar aos dias atuais intitulado Ode a Afrodite, pois foi preservado por Dionísio de Halicarnasso, em sua obra sobre a composição dos nomes; mas há fragmentos considerados suficientemente inteiros.

Pouco se sabe sobre a vida de Safo, sabe-se que ela era filha de uma família rica da aristocracia de Mitilene, porém não é possível ter certeza sobre o real nome de seus pais, sendo atribuídos geralmente o nome de Cleis para a sua mãe e de Escamandronimo para seu pai. Alceu, um poeta contemporâneo de Safo e a quem alguns relatam que ela teria tido um romance, descreve ela como tendo "cabelo violeta", que seria uma forma poética comum de descrever cabelos escuros.

Ela teve pelo menos dois irmãos, Larico e Charaxo. De acordo com Ateneu, Safo sempre elogiou Larico por fazer um serviço cerimonial na prefeitura de Mitilene. Este serviço era feito apenas por garotos das melhores famílias. Uma tradição antiga relata que Charaxo, um dos irmãos de Safo, teria gasto uma grande soma de dinheiro para libertar uma cortesã egípcia de nome Dórica, fato este que levou Safo a criticar seu irmão em versos, e acusar Dórica de ter espoliado seu irmão de uma grande parte de seus bens.

Segundo o Suda, uma importante enciclopédia bizantina, ela teria tido uma filha de nome Cleis, mesmo nome que é atribuído à sua Mãe, e teria se casado com um homem rico chamado Cércolas, da ilha de Andros. Esses fatos ganham força pois o nome Cleis aparece em alguns fragmentos de poemas atribuídos a Safo. Segundo outras fontes, Safo pode ter sido também, mãe de um menino chamado Didimo ou Didamo, que se tornou um gramático reconhecido na ilha de Lesbos no século VI a.C.. Uma tradição também afirma que Safo juntamente com sua família foram exilados de Lesbos para a Sicília, devido a disputas políticas que ocorriam entre a aristocracia local. Nesse mesmo período e pelo mesmo motivo também temos Alceu de Mitilene indo para o exílio.

Aparentemente Safo trabalhou dentro de uma tradição de poesia lésbica, que desenvolveu sua própria dicção poética, metros e convenções. Entre seus famosos antepassados ​​poéticos estavam Arion e Terpandro. No entanto, seu trabalho é inovador; é uma das primeiras poesias gregas a adotar o "eu lírico" - escrever poesia adotando o ponto de vista de uma pessoa específica, em contraste com os primeiros poetas épicos Homero e Hesíodo, que se apresentam mais como "condutores de inspiração spanina". Sua poesia explora a identidade inspanidual e as emoções pessoais - desejo, ciúme e amor; também adota e reinterpreta as imagens existentes da poesia épica ao explorar esses temas.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Safo

Edições em Português

Fragmentos Completos

Hino a Afrodite e Outros Poemas