Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Procópio de Cesaréia

Historiador Grego (Século VI)

Procópio de Cesareia foi um destacado historiador bizantino do século VI, cujas obras constituem a principal fonte de informação acerca do reinado de Justiniano I. Acompanhando o general bizantino Belisarius nas guerras do imperador Justiniano, Procópio se tornou o principal historiador bizantino do século VI, escrevendo a História das Guerras, Sobre os Edifícios e a História Secreta.

Além de seus próprios escritos, a principal fonte da vida de Procópio foi o Suda. Ele era natural de Cesaréia, na Palestina, e teria recebido uma educação de elite nos clássicos gregos, talvez na famosa escola de Gaza. Ele pode ter frequentado a faculdade de direito, possivelmente em Berytus (atual Beirute) ou Constantinopla, e tornou-se advogado. Ele evidentemente sabia latim, o que era natural para um homem com formação jurídica.

Em 527, o primeiro ano do reinado do imperador Justiniano I, Procópio se tornou o conselheiro legal de Belisário, um general que Justiniano tornou seu comandante militar em uma grande tentativa de restaurar o controle sobre as províncias ocidentais perdidas do império. Procópio estava com Belisário na frente oriental até que este foi derrotado na Batalha de Calínico, em 531, e chamado de volta a Constantinopla. Procópio testemunhou os motins de Nika em janeiro de 532, que Belisário e seu colega, general Mundus, reprimiram com um massacre no Hipódromo. Em 533, ele acompanhou Belisário em sua expedição vitoriosa contra o reino vândalo no norte da África, participou da captura de Cartago e permaneceu na África com o sucessor de Belisário, Salomão, quando Belisário voltou para a capital.

Quando Belisário regressou para Constantinopla, Procópio permaneceu na África, mas pouco depois voltou a reunir-se com ele por ocasião da sua campanha contra o reino ostrogodo da Itália. Ali foi também testemunha de importantes acontecimentos, como o assédio de Roma pelos ostrogodos, em 537-538, e a conquista de Ravena, capital do reino godo, em 540.

A julgar pelo escrito de Procópio no livro VIII das suas História das Guerras e História Secreta, as relações com Belisário diminuíram posteriormente. De fato, parece que quando Belisário regressou para a Itália para enfrentar o novo rei ostrogodo, Tótila, Procópio não participou da expedição. Em 542 encontrava-se em Constantinopla, pois descreve a peste que sofreu a cidade nesse ano. Sobre a vida posterior de Procópio nada se sabe, exceto que recebeu o título de Illustris em 560.

Os escritos de Procópio são a principal fonte de informação acerca do reinado do imperador Justiniano I. Procópio foi o autor de uma história em oito livros sobre as guerras processadas por Justiniano, um panegírico sobre os projetos de obras públicas do imperador em todo o império, e um livro conhecido como História Secreta, que afirma relatar os escândalos que Procópio não pôde incluir em suas obras oficiais por medo de irritar o imperador, sua esposa e Belisário. Teve que esperar até que todos eles estivessem mortos para evitar retaliação.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Procópio de Cesaréia

Edições em Português Sem obras traduzidas.