Plutarco
Historiador Grego (46-120 d.C.)Lúcio Méstrio Plutarco foi um historiador, biógrafo, ensaísta e filósofo platônico grego, conhecido principalmente por suas obras Vidas Paralelas, uma série de biografias de ilustres gregos e romanos, e Obras Morais, uma coleção de ensaios e discursos.
Plutarco nasceu em uma família importante na pequena cidade de Queronéia, cerca de 80 quilômetros a leste de Delfos. Sua família era rica e seus irmãos, Timão e Lamprias, são frequentemente mencionados em seus ensaios e diálogos. Uma carta ainda existe, endereçada por Plutarco a sua esposa, ordenando-lhe que não sofra muito com a morte de sua filha de dois anos, que recebeu o nome de Timoxena em homenagem a sua mãe. O número exato de seus filhos não é certo, embora dois deles, Autobulus e o segundo Plutarco, sejam frequentemente mencionados.
Plutarco estudou matemática e filosofia em Atenas com Amônio de 66 a 67. Em algum momento, Plutarco recebeu a cidadania romana. Como evidenciado por seu novo nome, Lúcio Mestrius Plutarco, seu patrocinador para a cidadania foi Lúcio Mestrius Florus, um romano de status consular que Plutarco também usou como fonte histórica para sua Vida de Otão.
Ele viveu a maior parte de sua vida em Queronéia e foi iniciado nos mistérios do deus grego Apolo. Por muitos anos, Plutarco serviu como um dos dois sacerdotes no templo de Apolo em Delfos, o local do famoso Oráculo de Delfos, a trinta quilômetros de sua casa. Provavelmente ele também participou dos Mistérios de Elêusis. Por seus escritos e palestras, Plutarco se tornou uma celebridade no Império Romano, ainda assim, ele continuou a residir onde nasceu e participou ativamente dos assuntos locais, até mesmo servindo como prefeito. Em sua propriedade rural, convidados de todo o império se reuniram para uma conversa séria, presidida por Plutarco em sua cadeira de mármore. Muitos desses diálogos foram gravados e publicados, e os 78 ensaios e outras obras que sobreviveram são agora conhecidos coletivamente como Moralia.
Além de seus deveres como sacerdote do templo de Delfos, Plutarco também foi magistrado em Queronéia e representou sua cidade natal em várias missões em países estrangeiros durante sua primeira idade adulta. Plutarco ocupou o cargo de arconte em sua municipalidade natal, provavelmente apenas um cargo anual, ao qual ele provavelmente serviu mais de uma vez. Ele se ocupou com todos os pequenos assuntos da cidade e assumiu os deveres mais humildes.
Plutarco era platônico, mas estava aberto à influência dos peripatéticos e, em alguns detalhes, até ao estoicismo, apesar de suas críticas a seus princípios. Rejeitou apenas o epicurismo de forma absoluta. Ele deu pouca importância às questões teóricas e duvidou da possibilidade de resolvê-las. Estava mais interessado em questões morais e religiosas. Plutarco passou os últimos trinta anos de sua vida servindo como sacerdote em Delfos.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa