Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Pervigilium Veneris

Poema Romano (Século IV d.C.)

Pervigilium Veneris é um poema da época imperial romana dedicado a Vênus. É um poema de autor anônimo, no qual a figura de Vênus é celebrada como a dama da vida e do renascimento. Com pistas mitológicas e temas recorrentes na literatura latina, o autor exalta Vênus em uma ode cujo refrão é o amargo final em que o poeta se queixa de ter perdido sua amada.

A obra teve grande sucesso ao longo dos séculos, pois é universalmente considerada uma das últimas composições da literatura latina de inspiração pagã. A estrutura do poema sugere o final do império, mesmo que novas hipóteses sugiram a primeira metade do século III, quando o culto a Vênus ainda era difundido. A datação da obra sempre foi problemática; os estudiosos concentraram-se em duas teses, embora outras tenham surgido; as duas principais teses de atribuição são a atribuição a Floro, poeta e estudioso da época de Adriano; e a atribuição a Tiberiano, um poeta do século IV d.C..

O poema tem uma atmosfera de alegria, que acompanhou as celebrações a Vênus no império, e retrata uma sociedade em paz e alegria. O próprio argumento se presta a este estilo: é a descrição das celebrações de Vênus por ocasião da primavera, em que a deusa é invocada para tornar os campos frutíferos. O tema da natureza, portanto, também é dominante aqui. No entanto, o que distingue o poema é o estilo, em que a refinada simplicidade de expressão deixa espaço para alguns traços estilísticos próprios da linguagem popular e, acima de tudo, confere um extraordinário sentido de frescura à composição.

Mais Informações: Wikipédia Italiana

Publicações

Edições em Português Sem obras traduzidas.