Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Pérsio

Poeta Romano (34-62 d.C.)

Aulo Pérsio Flaco foi um poeta satírico da Roma Antiga, adepto do estoicismo. De origem etrusca, mostrou em suas obras, poemas e sátiras, uma visão de mundo estoica, aliada a um senso crítico forte contra os abusos de seus contemporâneos. Seus textos, que foram especialmente populares na Idade Média, só foram publicados após a sua morte, por seu amigo e mentor, o filósofo estoico Lúcio Aneu Cornuto.

Pérsio nasceu numa família de equites (cavaleiros), originária de Volterra, uma pequena cidade etrusca situada na atual província italiana de Pisa. De origem nobre, tanto por parte de seu pai, como de sua mãe, foi enviado à Roma com doze anos de idade, onde foi educado por Rêmio Palêmon e pelo rétor Virgínio Flávio. Durante os próximos quatro anos desenvolveu amizade com spanersos intelectuais da época, como o próprio Lúcio Aneu Cornuto, além do poeta lírico Césio Basso e o poeta Marco Aneu Lucano, que viria a ser um generoso admirador de toda a obra de Pérsio. Também tornou-se amigo de Públio Clódio Tráseas Peto, marido de Árria, parente sua. Posteriormente encontrou-se com Sêneca, porém não teria se impressionado com o seu intelecto.

Em sua juventude, Pérsio escreveu uma tragédia, que abordava um episódio da história de Roma, além de outra obra, provavelmente um guia de viagens (que teria sido feito antes de suas viagens com Traséas Peto). Influenciado pelas sátiras de Lucílio, Pérsio começou a trabalhar em seu próprio livro de sátiras, que passou a escrever rara e vagarosamente. Uma morte prematura o impediu de completar o livro. Foi descrito por seus contemporâneos como tendo "um humor tranquilo, uma modéstia virginal e beleza pessoal", e teria se dedicado exemplarmente à sua mãe, Fúlvia Sisena, à sua irmã e à sua tia. Deixou a elas uma fortuna considerável. Cornuto eliminou toda a sua obra, exceto as Sátiras, às quais fez pequenas alterações antes de entregá-las para Basso, para que fossem editadas. Foram um sucesso instantâneo.

A influência de Horácio sobre Pérsio pode, apesar do silêncio da Vida, dificilmente ter sido menor que a de Lucílio. Não apenas personagens, como mencionado acima, mas frases inteiras, pensamentos e situações vêm diretamente dele. A semelhança apenas enfatiza a diferença entre o caricaturista do estoicismo e seu pregador. Pérsio atinge a nota mais alta que a sátira romana alcançou; em seriedade e propósito moral, ele se eleva muito acima do rancor político ou da persistência bem-humorada de seus predecessores e da indignação retórica de Juvenal.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Pérsio

Edições em Português

Sátiras