Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Notker Labeo

Monge Alemão (950-1022)

Notker Labeo foi um monge beneditino e o primeiro comentarista de Aristóteles ativo na Idade Média. "Labeo" significa "o de lábios grossos". Mais tarde, ele foi nomeado Teutônico em reconhecimento aos seus serviços à língua alemã.

Ele nasceu por volta de 950, de uma família nobre de Thurgau, e era sobrinho de Ekkehard I. Ele foi para a Abadia de Saint Gall quando era apenas um menino, e lá adquiriu um vasto e variado conhecimento pela leitura. Depois de terminar seus estudos, ele continuou na abadia como professor e, em seguida, diretor da escola do abade Burckhard II. Seus contemporâneos o admiravam como teólogo, filólogo, matemático, astrônomo, conhecedor de música e poeta. Ele conta sobre seus estudos e sua obra literária em uma carta ao bispo Hugo de Sitten, e também sabemos de suas atividades por meio de textos de seu aluno Ekkehard IV.

Para o benefício de seus alunos, ele traduziu vários textos do latim para o alemão. Ele menciona onze dessas traduções, mas infelizmente apenas cinco são preservadas: De Consolatione Philosophiae (Boécio); De Nuptiis Philologiae et Mercurii (Martianus Capella); De Categoriis e De Interpretação (Aristóteles); O Saltério. De seus próprios escritos, ele menciona: Nova Retórica ​​e Novo Computus, e algumas outras obras menores em Latim.

Na opinião de Kögel, Notker Labeo foi um dos maiores estilistas da literatura alemã. "Suas realizações a esse respeito parecem quase maravilhosas". Seu estilo, onde se torna mais brilhante, é essencialmente poético; ele observa com surpreendente exatidão as leis da língua e criou a primeira ortografia sistemática do alto alemão antigo. Ele colocou uma enorme quantidade de aprendizado e erudição em seus comentários sobre suas traduções. Muito pode ser encontrado de interessante em sua época, filosofia, história universal e literária, ciências naturais, astronomia. Ele frequentemente cita os clássicos e os Padres da Igreja.

O Necrologium Sancti Galli registrou sua morte em junho de 1022, como Obitus Notkeri Doctissimi Atque Benignissimi Magistri. Ele morreu atingido pela peste.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Notker Labeo

Edições em Português Sem obras traduzidas.