Mimnermo
Poeta Grego (Século VII a.C.)Mimnermo foi um poeta elegíaco grego de Colofão, ou Esmirna, na Jônia, considerado o criador da elegia amorosa e hedonista. Foi muito apreciado no período helenístico e em Roma. Sua poesia, além de tematizar o desfrute do prazer amoroso, também reflete sobre a efemeridade da condição humana. Ele foi fortemente influenciado pelo exemplo de Homero, mas escreveu poemas curtos, adequados para apresentações em festas. Seu trabalho foi coletado por estudiosos alexandrinos em apenas dois livros, e hoje apenas pequenos fragmentos sobrevivem.
Um lado robusto de sua personalidade é demonstrado por sua versatilidade como poeta. A elegia arcaica costumava ser usada para fins patrióticos, para colocar a coragem em um lugar fixo em tempos de guerra, e para celebrar conquistas nacionais. Há ampla evidência de que Mimnermo assumiu esse papel como poeta.
Ao contrário dos versos épicos e líricos, que eram acompanhados por instrumentos de cordas (a cithara e o barbiton respectivamente), a elegia era acompanhada por um instrumento de sopro (os aulos), e sua execução, portanto, exigia pelo menos duas pessoas. A elegia foi descrita como "uma variação do hexâmetro heróico, na direção da poesia lírica", e, em Mimnermo, isso assume a forma de uma variação de Homero. Normalmente, o dístico elegíaco capacitava um poeta a desenvolver suas ideias em frases curtas e marcantes, muitas vezes tornadas mais memoráveis pela rima interna na linha mais curta do pentâmetro.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa