Menandro
Dramaturgo Grego (342-291 a.C.)Menandro foi o principal autor da Comédia Nova, última fase da evolução dramática ateniense, que exerceu profunda influência sobre os romanos Plauto e, sobretudo, Terêncio. Segundo Apolodoro, Menandro escreveu 105 peças, das quais oito ganharam prêmios. Foi um dos escritores mais populares da antiguidade, sua obra foi perdida durante a Idade Média e é conhecida na modernidade de forma altamente fragmentária. Apenas uma peça, Dyskolos, sobreviveu quase inteiramente.
Menandro era filho de pais abastados; seu pai Diopeithes é identificado por alguns como general ateniense. Ele era amigo, associado e talvez aluno de Teofrasto, e mantinha relações íntimas com o ditador ateniense Demétrio de Falero. Menandro também teve o patrocínio de Ptolomeu Soter, filho de Lagus, que o convidou para sua corte, mas, preferindo a independência de sua villa no Pireu, e a companhia de sua amante Glycera, recusou.
Seu rival na arte dramática (e supostamente nas afeições de Glycera) era Filêmon, que parece ter sido mais popular. Menandro, porém, acreditava ser melhor dramaturgo e, segundo Aulo Gélio, costumava perguntar a Filêmon: "Você não se envergonha sempre que ganha uma vitória sobre mim?"
Menandro desfrutava de grande valor e até o século V d.C. era lido e comentado em todo o mundo antigo, do Egito aos confins ocidentais do Império Romano, tanto por pagãos como por cristãos. É do famoso gramático Aristófanes de Bizâncio o epigrama: "Menandro e vida! Qual de vós imita o outro?" Admirador e imitador de Eurípedes, Menandro se assemelha a ele em sua observação perspicaz da vida prática, sua análise das emoções e seu gosto por máximas morais, muitas das quais se tornaram proverbiais.
As condições políticas vigentes em Atenas na época de Menandro não mais permitiam a sátira às instituições e homens públicos, característica da Comédia Antiga. Assim, os temas principais da comédia de Menandro são viagens, disputas familiares e amores clandestinos. Os personagens são inspirados em pessoas comuns: cozinheiros, escravos, médicos, filósofos, aspaninhos e militares.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa