Marcial
Poeta Romano (40-104 d.C.)Marco Valério Marcial foi um poeta romano da Hispânia, mais conhecido por seus doze livros, Epigramas, publicados em Roma entre 86 e 103 d.C., durante os reinados dos imperadores Domiciano, Nerva e Trajano. Nestes poemas curtos e espirituosos, ele satiriza alegremente a vida na cidade e as atividades escandalosas de seus conhecidos, e romantiza sua educação provinciana. Ele escreveu um total de 1.561 epigramas, dos quais 1.235 são em dísticos elegíacos. Marcial foi chamado de o maior epigramático latino, e é considerado o criador do epigrama moderno.
O conhecimento de suas origens e juventude são derivados quase inteiramente de suas obras. Seu local de nascimento foi Augusta Bilbilis (agora Calatayud) em 38-41 d.C. na Hispania Tarraconensis. Seus pais, Fronto e Flaccilla, parecem ter morrido em sua juventude. Recebeu uma educação apurada inicialmente em Bilbilis e posteriormente em outra cidade da Espanha, sob a orientação de gramáticos e retóricos. Os pais, que provavelmente se chamavam Frontone e Flaccilla, parece que provinham da classe média provinciana e, de qualquer modo, deviam gozar de boas condições econômicas para sustentar os estudos do jovem Marcial.
Em 64, ano do grande incêndio em Roma, movido pelo desejo de conhecer o mundo e pela esperança de fazer fortuna, como acontecera a muitos outros escritores espanhóis de sua época, Marcial decidiu ir para Roma. Ao chegar à capital do Império, imediatamente estabeleceu relações com personalidades importantes e influentes na cidade que, assim como ele, eram da Espanha: a família Annei, formada por homens do calibre de Sêneca, Giunio Gallione, Mela e Lucano. No entanto, este período inicial em que Marcial se viu no centro de uma densa rede de amizades e conhecidos terminou logo e abruptamente em 65, quando o imperador Nero descobriu a conspiração tramada por Pisão. A reação de Nero foi feroz e imediata: muitos dos amigos de Marcial foram mortos ou forçados a cometer suicídio, deixando-o sozinho, sem qualquer apoio ou em quem confiar; a única amizade que restou foi a de Polla Argentaria, viúva de Lucano, a quem nos anos seguintes mencionaria várias vezes em suas composições.
O mais antigo de seus trabalhos existentes, conhecido como Liber spectaculorum, foi publicado pela primeira vez na abertura do Coliseu no reinado de Tito. Relaciona-se com as apresentações teatrais por ele apresentadas, mas o livro, tal como está agora, foi publicado por volta do primeiro ano de Domiciano, ou seja, por volta do ano 81. Em 86, ele produziu os dois primeiros livros de Epigramas. Daquela época até seu retorno à Hispânia em 98, ele publicou um Livro quase todos os anos. Os primeiros nove livros e a primeira edição do Livro X apareceram no reinado de Domiciano; Livro XI. surgiu no final de 96, logo após a ascensão de Nerva . Uma edição revisada do livro X, que agora possuímos, apareceu em 98, na época da entrada de Trajano em Roma. O último livro foi escrito após uma ausência de três anos na Hispânia, pouco antes de sua morte, por volta do ano 102 ou 103.
O interesse literário duradouro dos epigramas de Marcial surge tanto de sua qualidade literária quanto das referências coloridas à vida humana que eles contêm. Os epigramas de Marcial trazem à vida o espetáculo e a brutalidade da vida diária na Roma imperial, com a qual ele estava intimamente ligado. De Marcial temos um vislumbre das condições de vida na cidade de Roma. Seus epigramas também são caracterizados por seu senso de humor mordaz, assim como por sua lascívia; isso lhe rendeu um lugar na história literária como o cômico do insulto original. Os epigramas são fontes importantes de palavras obscenas em latim.
As obras de Martial tornaram-se altamente valorizadas em sua descoberta pelo Renascimento , cujos escritores muitas vezes as viam como compartilhando um olho para os vícios urbanos de sua própria época. A influência do poeta é vista em Juvenal , na literatura clássica tardia, no renascimento carolíngio , no Renascimento na França e na Itália, na Idade de Ouro, e na poesia inglesa e alemã do início da modernidade, até que ele se tornou fora de moda com o crescimento do movimento romântico.
Mais Informações: Wikipédia ItalianaObras de Marcial
Edições em PortuguêsEpigramas
- ed. Ateliê
- ed. Edições 70: livro 1
- ed. Edições 70: livro 2
- ed. Edições 70: livro 3
- ed. Edições 70: livro 4