Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Lísias

Orador Grego (459-380 a.C.)

Lísias foi um orador grego, um dos dez oradores áticos incluídos no Cânon Alexandrino, compilado por Aristófanes de Bizâncio e Aristarco de Samotrácia, no século III a.C.. Segundo Dionísio de Halicarnasso, Lísias nasceu em 459 a.C.. Aos quinze anos partiu para Thurii, na Sicília, com o objetivo de estudar retórica. Em Thurii o menino pode ter visto Heródoto, agora um homem de meia-idade, e uma amizade pode ter crescido entre eles. Lá, também, Lísias teria começado seus estudos em retórica - sem dúvida com um mestre da escola siciliana, possivelmente, com Tisias, aluno de Corax, cujo nome está associado à primeira tentativa de formular a retórica como arte.

A invasão ateniense na Sicília, em 415–413 a.C., durante a Guerra do Peloponeso, acabaria por criar dificuldades para a família de Lísias, especialmente quando a campanha terminou em uma derrota devastadora para Atenas. O terrível golpe em Atenas acelerou as energias de uma facção anti-ateniense em Thurii. Lísias e seu irmão mais velho Polemarco, com trezentas outras pessoas, foram acusados ​​de favorecerem Atenas. Eles foram expulsos de Thurii e se estabeleceram em Atenas. Lísias e Polemarco eram homens ricos, tendo herdado propriedades de seu pai; Lísias afirma que, embora meramente residentes estrangeiros, eles desempenhavam serviços públicos com uma liberalidade que envergonhava muitos dos que gozavam da concessão.

Em 404 a.C., os Trinta Tiranos foram estabelecidos em Atenas sob a proteção de uma guarnição espartana. Uma das primeiras medidas foi um ataque aos estrangeiros residentes, que foram representados como insatisfeitos com o novo governo. Lísias e Polemarco estavam em uma lista de dez escolhidos para serem as primeiras vítimas. Polemarco foi preso e obrigado a beber cicuta, Lísias escapou por pouco, com a ajuda de um grande suborno. Ele esgueirou-se por uma porta nos fundos, para fora da casa em que era prisioneiro e pegou um barco para Megara. Parece que ele prestou serviços valiosos aos exilados durante o reinado dos tiranos.

Durante seus últimos anos, Lísias - agora provavelmente um homem comparativamente pobre - aparece como um membro trabalhador de uma nova profissão, a de logógrafo (escritor de discursos a serem proferidos nos tribunais). As notícias de sua vida pessoal nesses anos são escassas, mas sabemos que, Em 403 a.C., ele se apresentou como o acusador de Eratóstenes, um dos Trinta Tiranos. Este foi seu único contato direto com a política ateniense.

Lísias exibe tato literário, humor, e atenção ao personagem em seus discursos. É famoso por usar sua habilidade para esconder sua arte; era obviamente desejável que um discurso escrito para ser proferido por um cliente fosse adequado à sua idade, posição e circunstâncias. Lísias foi o primeiro a executar essa adaptação, sua linguagem é elaborada para fluir com facilidade. Traduzido em termos de crítica antiga, ele se tornou o modelo do estilo simples.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Lísias

Edições em Português Sem obras traduzidas.