Isócrates
Orador Grego (436-338 a.C.)Isócrates foi um orador e retórico ateniense, um dos dez oradores áticos. Chamado de o Pai da Oratória, implantou a Retórica no currículo escolar de Atenas, e foi o primeiro a escrever discursos que serviam de modelo a seus discípulos. Ele foi muito influenciado por seus professores sofistas, Pródico e Górgias, e também conhecia de perto Sócrates.
A retórica grega é comumente atribuída a Corax de Siracusa, que formulou um conjunto de regras retóricas no século V a.C.. Sua pupila Tisias foi influente no desenvolvimento da retórica de tribunal e, segundo alguns relatos, foi a professora de Isócrates. Em duas gerações, a retórica se tornou uma arte importante, seu crescimento foi impulsionado por mudanças sociais e políticas, como a democracia e tribunais de justiça.
Sua carreira profissional teria começado com a logografia: ele era um redator de discursos contratado. Os cidadãos atenienses não contratavam advogados; o procedimento legal exigia auto-representação. Em vez disso, eles contratavam pessoas como Isócrates, para escrever discursos para eles. Isócrates tinha um grande talento para isso, pois não tinha confiança para falar em público. Sua voz fraca o motivou a publicar panfletos e, embora ele não tenha desempenhado nenhum papel direto nos assuntos de estado, seu discurso escrito influenciou o público e forneceu uma visão significativa sobre as principais questões políticas da época.
Por volta de 392 a.C., Isócrates fundou sua própria escola de retórica e provou ser não apenas um professor influente, mas um empresário astuto. Suas taxas eram excepcionalmente altas e ele não aceitava mais do que nove alunos por vez. Muitos deles se tornaram filósofos, legisladores e historiadores. Como consequência, ele acumulou uma fortuna considerável.
Contra os sofistas foi a primeira obra publicada de Isócrates. Seu método principal é contrastar suas formas de ensino com a sofística. Embora Isócrates não vá contra o método sofista de ensino como um todo, ele enfatiza seu desacordo com as más práticas da sofística. O programa de educação retórica de Isócrates enfatizava a habilidade de usar a linguagem para resolver problemas práticos, e ele se referia a seus ensinamentos mais como uma filosofia do que como uma escola de retórica. Ele enfatizou que os alunos precisam de três coisas para aprender: uma aptidão natural inata, treinamento de conhecimento concedido por professores e livros didáticos, e práticas aplicadas projetadas por educadores. Ele também enfatizou a educação cívica, treinando alunos para servir ao estado. Ele considerava a habilidade natural e a prática mais importantes do que regras ou princípios de retórica. Em vez de delinear regras estáticas, Isócrates enfatizou a capacidade do retor de se adaptar às mudanças de circunstâncias e situações. Sua escola durou mais de cinquenta anos, estabelecendo de muitas maneiras o núcleo da educação em artes liberais como conhecemos hoje.
No final da Guerra Social em 355 a.C., Isócrates, com 80 anos, escreveu um discurso dirigido à assembleia ateniense, intitulado Sobre a Paz. Isócrates escreveu este discurso para o público leitor, pedindo que ambos os lados fossem ouvidos sem preconceitos. Aqueles a favor da paz nunca causaram infortúnio, enquanto aqueles que abraçaram a guerra mergulharam em muitos desastres.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa