Íbico
Poeta Grego (Século VI a.C.)Íbico foi um poeta lírico coral grego, tendo nascido na primeira metade do século VI a.C., em Régio, na Magna Grécia. Provavelmente viveu em Samos, durante o reinado do tirano Polícrates, e foi numerado pelos estudiosos da Alexandria na lista canônica dos nove poetas líricos. Sua obra sobrevive hoje apenas como citações de antigos estudiosos ou registradas em fragmentos de papiro recuperados de sítios arqueológicos no Egito. Seus versos existentes incluem o que são considerados alguns dos melhores exemplos da poesia grega. Inicialmente compôs poemas de temática mitológica, mas é mais conhecido pelos de tema levemente erótico.
Como é o caso de muitos outros poetas importantes da Grécia antiga, Íbico tornou-se famoso não apenas por sua poesia, mas também por eventos em sua vida, em grande parte material de lenda: os testemunhos são difíceis de interpretar e poucos fatos biográficos são realmente conhecidos.
O papel de Íbico no desenvolvimento da poesia lírica grega foi como um mediador entre os estilos oriental e ocidental. Embora estudiosos, como Bowra, tenham concluído que seu estilo deve ter mudado conforme sua localização, essa distinção nítida é realmente difícil de provar a partir dos versos existentes, que são uma mistura intrincada do estilo público e "coral" de Estesicoro, e o estilo privado e "solista" das poetisas lésbicas. Ele compôs, como Estesicoro, em uma linguagem literária épica, com algum tempero dórico, e com alguns eolismos que ele emprestou da poesia de amor de Safo e Alceu. Seu uso de imagens pode parecer caótico, mas é justificado como um efeito artístico.
Os antigos, às vezes consideravam seu trabalho com aversão, como uma influência lasciva e corruptora, mas também respondiam com simpatia ao pathos que ele procurava evocar - seu relato do fracasso de Menelau em matar Helena de Tróia, sob o feitiço de sua beleza, foi valorizado pelos críticos antigos acimado relato de Eurípides sobre a mesma história em Andrômaca.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa