Heródoto
Historiador Grego (485-425 a.C.)Heródoto foi um historiador grego que nasceu em Halicarnasso, no Império Persa. Ele é conhecido por ter escrito as Histórias, um registro detalhado de sua investigação sobre as origens das Guerras Greco-Persas. Ele é amplamente considerado como o primeiro escritor a tratar assuntos históricos usando um método de investigação sistemática - especificamente, coletando seus materiais e organizando-os criticamente em uma narrativa historiográfica. Por isso, ele é frequentemente referido como "O pai da História", um título que lhe foi conferido pela primeira vez pelo orador romano Cícero, do século I a.C..
Provavelmente escritas entre 450 e 430 a.C., as Histórias foram posteriormente spanididas em 9 livros, intituladas segundo os nomes das musas, pelos eruditos alexandrinos. Os primeiros seis livros relatam o crescimento do Império Aquemênida, começam com uma introdução do primeiro monarca asiático a conquistar as cidades-estado gregas. As primeiras seis obras acabam com a derrota dos persas em 490 a.C., na Batalha de Maratona, que constituiu o primeiro retrocesso no progresso imperial. Os últimos três livros descrevem a tentativa do rei persa Xerxes I de vingar, dez anos mais tarde, a derrota persa em Maratona, e absorver a Grécia no Império Aquemênida. As Histórias acaba em 479 a.C. com a expulsão na batalha de Plateia e o recuo da fronteira do Império Aquemênida para a linha costeira da Anatólia.
Heródoto teria tornado suas pesquisas conhecidas pelo mundo em geral por meio de recitações orais para uma multidão pública. De acordo com Luciano, Heródoto levou sua obra acabada direto da Anatólia para os Jogos Olímpicos e leu as Histórias inteiras para os espectadores reunidos em uma sessão, recebendo aplausos entusiasmados no final.
Heródoto foi criticado pelo fato de seu livro incluir muitas lendas óbvias e relatos fantasiosos. Muitos autores, a começar pelo historiador Tucídides, o acusaram de inventar histórias para entretenimento. No entanto, Heródoto afirma que está apenas relatando o que viu e ouviu, dizendo em várias ocasiões que ele próprio não acredita na história que relata. Porém, uma parte considerável das informações que ele fornece foi confirmada por historiadores e arqueólogos.
No que diz respeito à vida de Heródoto, sabe-se que ele foi exilado de Halicarnasso após um golpe de estado frustrado contra a dinastia no poder em que estava envolvido, retirando-se para a ilha de Samos. Deve ter sido durante o exílio que empreendeu as viagens que descreve em Histórias. Estas viagens conduziram-no ao Egipto, Primeira Catarata, Babilónia, Ucrânia, Itália e Sicília. Heródoto refere uma conversa com um informador em Esparta, e muito certamente teria vivido durante um determinado período em Atenas. Nesta, registrou as tradições orais das famílias proeminentes, em especial, a Alcmeônidas, à qual Péricles pertencia do lado materno.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa