Ekkehard IV
Monge Francês (980-1060)Ekkehard IV foi um monge da Abadia de Saint Gall e o autor do Casus Sancti Galli e Liber Benedictionum.
De acordo com o testemunho em sua "Crônica", a data de seu nascimento é geralmente colocada por volta de 980. A mesma "Crônica" indica a Alsácia como seu local de nascimento, embora não saibamos com certeza o local de seu nascimento ou a origem de sua família. Sua infância foi passada em St. Gall, onde teve como tutor Notker Labeo, o alemão, um dos estudiosos mais eruditos de seu tempo. Com ele, Ekkehard adquiriu um conhecimento profundo dos clássicos latinos e gregos; ele também estudou matemática, astronomia e música, e foi reconhecido como um estudioso notável, mesmo fora do mosteiro.
Após a morte de Notker Labeo, Ekkehard foi chamado a Mainz pelo Arcebispo Aribo, onde se tornou diretor e professor na escola da catedral, e ocupou ambos os cargos até a morte de seu patrono, distinguindo-se como chefe na escola; na verdade, ele foi conhecido como um professor de sucesso e promotor da aprendizagem.
Durante o tempo da controvérsia de Cluny, em St. Gall, Ekkehard começou a trabalhar na antiga crônica da abadia, o famoso Casus S. Galli, iniciada por Ratpert. Este trabalho é o documento mais importante para a história contemporânea de St. Gall. É principalmente uma compilação de anedotas e tradições relativas a monges ilustres.
A segunda obra literária importante de Ekkehard é seu Liber Benedictionum. Inclui inscrições métricas para as paredes da catedral de Mainz, bênçãos (também em verso) para uso no serviço do coro e nas refeições, e poemas em homenagem aos festivais de vários santos, em parte de sua própria autoria, e em parte de Notker Labeo.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa