Edda Poética
Poemas Islandeses (Século IX)Edda Poética ou Edda em Verso é uma coleção de poemas em nórdico antigo preservados inicialmente no manuscrito medieval islandês Codex Regius. A obra é composta por 11 poemas mitológicos e 19 poemas de heróis nórdicos e germânicos, cujos autores são desconhecidos. Junto com a Edda em Prosa de Snorri Sturluson, é a mais importante fonte de informações sobre a mitologia nórdica e de heróis lendários germânicos.
Do início do século 19 em diante, teve uma influência poderosa nas literaturas escandinavas posteriores, não apenas por meio de suas histórias, mas também por meio da força visionária e da qualidade dramática de muitos dos poemas. Também se tornou um modelo inspirador para muitas inovações posteriores em métrica poética, particularmente em línguas nórdicas, oferecendo muitos exemplos variados de esquemas métricos concisos e baseados em ênfase que carecem de qualquer rima final, mas em vez disso usam dispositivos aliterativos e imagens fortemente concentradas. Poetas que reconheceram sua dívida para com o Codex Regius incluem Vilhelm Ekelund, August Strindberg, JRR Tolkien, Ezra Pound, Jorge Luis Borges e Karin Boye.
Como a maioria das primeiras poesias, os poemas eram poemas de menestréis, transmitidos oralmente de cantor a cantor e de poeta a poeta durante séculos. Nenhum dos poemas é atribuído a um autor em particular, embora muitos deles apresentem fortes características inspaniduais e provavelmente tenham sido obra de poetas inspaniduais.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa