Cynewulf
Poeta Inglês (Século VIII)Cynewulf é um dos doze antigos poetas ingleses, e um dos quatro cujo trabalho é conhecido por sobreviver atualmente. Conhecido por suas composições religiosas, ele é considerado uma das figuras proeminentes da poesia cristã anglo-saxônica. A posteridade conhece seu nome por meio de assinaturas rúnicas que estão entrelaçadas nos quatro poemas que compõem seu corpus. Os quatro poemas assinados por Cynewulf são vastos, pois coletivamente compreendem vários milhares de versos. Esses poemas são: O Destino dos Apóstolos, Juliana, Elene e Christ.
Algumas declarações básicas podem ser feitas examinando aspectos como a grafia de seu nome e seu verso. É provável que Cynewulf tenha escrito em inglês antigo, e segue-se que ele residiu na província de Nortúmbria ou na Mércia. Com todas as evidências consideradas, nenhuma dedução exata da data de Cynewulf é aceita, mas é provável que ele tenha florescido no século IX.
Cynewulf era sem dúvida um homem letrado e culto, pois não há outra maneira de explicar a maturidade que ele exibe em sua poesia. Dado o assunto de sua poesia, ele provavelmente era um homem nas ordens sagradas, e o profundo conhecimento cristão transmitido por meio de seu versículo implica que ele era bem instruído na literatura eclesiástica e hagiográfica, bem como no dogma e na doutrina católica da Igreja. Sua aparente dependência de fontes latinas para inspiração também significa que ele conhecia a língua latina, e isso, é claro, se correlacionaria com ele ser um homem da Igreja.
Todos os quatro poemas de Cynewulf baseiam-se em fontes latinas, como homilias e hagiografias, para seu conteúdo, e isso deve ser particularmente contrastado com outros poemas em inglês antigo. Três dos poemas são martirólicos, em que os personagens centrais de cada um morrem/sofrem por seus valores religiosos. Em Elene, Santa Helena suporta sua busca para encontrar a Santa Cruz e espalhar o Cristianismo; em Juliana, a personagem morre após ela se recusar a se casar com um pagão, mantendo assim sua integridade cristã; em O Destino dos Apóstolos, o locutor cria uma canção que medita sobre a morte dos apóstolos que eles "enfrentaram com alegria".
A cronologia exata dos poemas não é conhecida. Um argumento afirma que Elene é provavelmente o último dos poemas, porque o epílogo autobiográfico implica que Cynewulf era velho no momento da composição, mas essa visão foi posta em dúvida. No entanto, parece que Christ e Elene representam o auge da carreira de Cynewulf.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa