Claudiano
Poeta Romano (370-404)Cláudio Claudiano foi um poeta e senador romano, partidário do General Stilicho. Egípcio de nascimento e grego de língua, ele aprendeu a língua latina com os textos de autores clássicos. Nessa linguagem ele escreveu quase todas as suas obras.
Mudou-se para Roma em 394 e ganhou o favor da ilustre família cristã dos Anicii ao compor um panegírico em homenagem aos dois descendentes Probino e Olibrio, cônsules em 395. Esse poema atraiu a atenção do poderoso general Stilicho, tanto que no mês de janeiro de 396, Claudiano escreveu um panegírico em homenagem ao terceiro consulado do imperador Honório. Nos anos seguintes, enquanto continuava a compor obras de propaganda a favor de Stilicho, obteve o título de vir clarissimus e tribunus enotarius. Depois se tornou senador e, do Senado romano, ganhou uma estátua no fórum de Trajano.
De acordo com Agostinho de Hipona, Claudiano permaneceu pagão, embora o Cristianismo agora tivesse se tornado a religião oficial na corte imperial. Vestígios dele se perdem após 404, ano em que recitou o panegírico para o sexto consulado de Honório. A ausência de referências em suas obras aos acontecimentos dos anos seguintes sugere que ele morreu em 404.
Mais Informações: Wikipédia Italiana