Catulo
Poeta Romano (84-54 a.C.)Caio Valério Catulo foi um sofisticado e controverso poeta romano do período final da República Romana. Suas obras sobreviventes ainda são amplamente lidas e continuam a influenciar a poesia e outras formas de arte. Seus poemas foram amplamente apreciados por poetas contemporâneos, tais como Ovídio e Virgílio. Após sua redescoberta no final da Idade Média, Catulo encontrou novamente admiradores, como Petrarca.
Catulo nasceu em uma importante família equestre de Verona, na Gália Cisalpina. A proeminência social da família de Catulo permitiu ao seu pai entreter Júlio César, quando ele era o procônsul de ambas as províncias gaulesas. Catulo parece ter passado a maior parte de seus anos de jovem adulto em Roma, seus amigos lá incluíam os poetas Licinius Calvus, Helvius Cinna, Quintus Hortensius (filho do orador e rival de Cícero) e o biógrafo Cornelius Nepos. Vários contemporâneos proeminentes aparecem em sua poesia, incluindo Cícero, César e Pompeu. César não negou que as sátiras de Catulo deixaram uma mancha indelével em sua reputação, mas quando Catulo se desculpou, ele convidou o poeta para jantar no mesmo dia.
Foi provavelmente em Roma que Catulo se apaixonou profundamente pela "Lesbia", de seus poemas, que costuma ser identificada como Clodia Metelli, uma sofisticada mulher da casa aristocrática da família patrícia Claudii Pulchri, irmã do infame Publius Clodius Pulcher. Em seus poemas, Catulo descreve vários estágios de seu relacionamento: euforia inicial, dúvidas, separação e seus dolorosos sentimentos de perda. Clodia tinha vários outros parceiros; dos poemas, pode-se aduzir, nada menos que cinco amantes além de Catulo. Há também algumas dúvidas em torno da misteriosa morte de seu marido em 59 a.C., alguns críticos acreditam que ele foi envenenado internamente. No entanto, um Catulo sensível e apaixonado não poderia abandonar sua chama por Clodia, apesar de sua óbvia indiferença ao seu desejo de um relacionamento profundo e permanente. Em seus poemas, Catulo oscila entre o amor devoto e sufocante, e insultos desdenhosos que ele dirige a sua infidelidade flagrante. Sua paixão por ela é implacável - mas não está claro quando exatamente o casal se separou para sempre.
Catulo se liga a um círculo de poetas de ideais estéticos comuns, os quais Cícero chama de "poetas novos" (modernos), termo este carregado de sentido pejorativo. Esse grupo de poetas rompia com o passado literário romano (mitológico), passando, entre outras características, a utilizar uma temática considerada “menor” pelos seus críticos. Acrescenta-se às características da poesia de Catulo, a linguagem coloquial, a simulação frequente de improviso na sintaxe, versos ligeiros e a simulação do acesso aos recantos mais íntimos do homem.
A revolução literária que os "poetas novos" trouxeram, se caracteriza pelo abandono da poesia épica, sendo substituída pelo gosto por breves versos dedicados a casos célebres de amor do mito (chamado epílios); pela tendência de temas menores (como o amor); e pelo cuidado com a técnica. A poesia de Catulo foi influenciada pela poesia inovadora da Era Helenística, especialmente por Calímaco e a escola alexandrina.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa