Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Calímaco

Poeta Grego (310-240 a.C.)

Calímaco foi um poeta, bibliotecário, gramático e mitógrafo grego. De suas mais de 800 obras, apenas 6 hinos, 64 epigramas e alguns fragmentos chegaram até nós. Seus epigramas estão entre as grandes criações do gênero, e seus poemas elegíacos foram, mais tarde, elogiados e utilizados como fonte de inspiração por gregos e pelos poetas romanos, Catulo, Ovídio e Propércio.

Nascido em Cirene (atual Líbia), foi membro de uma família distinta, seus pais sendo Mesatme e Battus, suposto descendente do primeiro rei grego de Cirene, Battus I. Calímaco se casou com a filha de um grego chamado Eufrates, no entanto, não se sabe se eles tiveram filhos. Ele também tinha uma irmã chamada Megatime, mas muito pouco se sabe sobre ela.

Calímaco foi educado em Atenas. Após um período em que ensinou gramática, em Elêusis, transferiu-se para o Egito onde, ao longo de seus últimos vinte anos de vida, esteve a serviço dos reis Ptolomeu II Filadelfo e Ptolomeu III Evérgeta. Calímaco trabalhou na Biblioteca de Alexandria, onde criou um catálogo das obras existentes na biblioteca com autores por ordem alfabética e com uma breve biografia de cada um. Alguns dos mais importantes poetas e gramáticos gregos foram seus alunos.

Devido à forte postura de Calímaco contra a epopéia, ele e seu aluno mais jovem Apolônio de Rodes, que era a favor da epopéia, e escreveu a Argonáutica, tiveram uma longa e amarga disputa, trocando comentários farpados, insultos e ataques pessoais por mais de trinta anos. Sabe-se agora, através de um fragmento de papiro de Oxyrhynchus listando os primeiros bibliotecários-chefe da Biblioteca de Alexandria, que Ptolomeu II nunca ofereceu o posto a Calímaco, mas o entregou a Apolônio. Alguns classicistas, incluindo Peter Green, especulam que isso contribuiu para a longa rivalidade dos poetas.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Calímaco

Edições em Português

Epigramas