Caedmon
Poeta Inglês (657-684)Caedmon foi um poeta nortúmbrio do século VII, e irmão leigo no mosteiro beneditino de Whitby. Foi o primeiro poeta a escrever em inglês antigo de quem se conserva o nome, é venerado como santo por várias confissões cristãs.
A única obra sobrevivente conhecida de Caedmon é o seu Hino, o poema de louvor vernáculo aliterativo de nove linhas em honra a Deus, que ele supostamente aprendeu a cantar em seu sonho inicial. O poema é um dos primeiros exemplos atestados de inglês antigo. É também um dos primeiros exemplos registrados de poesia sustentada em uma língua germânica. Em 1898, a Cruz de Caedmon foi erguida em sua homenagem no cemitério da Igreja de Santa Maria em Whitby.
A única fonte de informação original sobre a vida e obra de Caedmon é a Historia Eclesiástica, de Beda. De acordo com Beda, Caedmon era um irmão leigo que cuidava dos animais no mosteiro Streonaeshalch (agora conhecido como Abadia de Whitby). Uma noite, enquanto os monges festejavam, cantavam e tocavam harpa, Caedmon saiu cedo para dormir com os animais, porque não conhecia canções. A impressão claramente dada por St. Beda é que ele não tinha o conhecimento de como compor as letras das canções. Enquanto dormia, ele teve um sonho em que "alguém" se aproximou dele e pediu-lhe que cantasse principium creaturarum (o início das coisas criadas). Depois de se recusar a cantar, Caedmon posteriormente produziu um curto poema elogioso louvando a Deus, o Criador do céu e da terra.
De acordo com Beda, Caedmon foi responsável por um grande número de esplêndidos textos poéticos e vernáculos sobre uma variedade de tópicos cristãos. Depois de uma vida longa e zelosamente piedosa, Caedmon morreu como um santo: recebendo uma premonição de morte, ele pediu para ser transferido para o hospício da abadia para doentes terminais, onde, tendo reunido seus amigos ao seu redor, morreu após receber a Sagrada Eucaristia, pouco antes da noite.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa