Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Baquílides

Poeta Grego (Século VI a.C.)

Baquílides foi um poeta lírico grego que compunha odes corais. Era sobrinho de Simônides de Ceos, ambos naturais de Iúlis. Sua carreira coincidiu com a ascendência de estilos dramáticos de poesia, incorporados nas obras de Ésquilo e Sófocles, e ele é de fato considerado um dos últimos poetas de maior significado dentro da tradição mais antiga da poesia puramente lírica. As características mais notáveis ​​de suas letras são sua clareza de expressão e simplicidade de pensamento, tornando-as uma introdução ideal ao estudo da poesia lírica grega em geral e aos versos de Píndaro em particular.

Por ser extraído de fontes compiladas muito depois de sua morte, os detalhes da vida de Baquílides são vagos. De acordo com um relato, ele foi banido por um tempo de sua terra natal, Ceos, e passou esse período como exílio no Peloponeso, onde seu gênio amadureceu e ele fez o trabalho que estabeleceu sua fama. Plutarco é a única fonte antiga para este relato e ainda é considerado confiável com base em algumas evidências literárias.

Seu tio, Simônides, fora professor em seus primeiros anos. Ceos tinha um forte senso de sua identidade nacional, caracterizada por suas próprias lendas exóticas, folclore nacional e uma tradição bem-sucedida de competição atlética, especialmente em corrida e boxe - tornando a ilha um lar agradável para um garoto de grande imaginação.

A carreira de Baquílides como poeta provavelmente se beneficiou da alta reputação de seu tio, cujos patronos, quando Baquílides nasceu, já incluíam Hiparco, irmão de Hípias, o tirano de Atenas e coordenador cultural da cidade naquela época. Simônides mais tarde apresentou seu sobrinho às famílias governantes da Tessália e ao tirano siciliano, Hieron de Siracusa, cuja corte brilhante atraiu artistas do calibre de Píndaro e Ésquilo.

Ele foi frequentemente comparado desfavoravelmente com seu contemporâneo, Píndaro. No entanto, as diferenças em seus estilos não permitem uma comparação fácil, e o tradutor Robert Fagles escreveu que "culpar Baquílides por não ser píndaro é um julgamento tão infantil quanto condenar Marvell por perder a grandeza de Milton".

As letras de Baquílides não parecem ter sido populares em sua própria vida. As letras de seu tio, Simônides, e de seu rival, Píndaro, eram conhecidas em Atenas e cantadas em festas, parodiadas por Aristófanes e citadas por Platão, mas nenhum traço da obra de Baquílides pode ser encontrado até a era helenística, quando Calímaco começou a escrever alguns comentários sobre ele. Como Simônides e Píndaro, no entanto, Baquílides compôs letras para apelar aos gostos sofisticados de uma elite social e seus patronos, embora relativamente poucos em número, cobriram uma ampla área geográfica ao redor do Mediterrâneo.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Baquílides

Edições em Português

Fragmentos