Arquíloco
Poeta Grego (Século VII a.C.)Arquíloco foi um poeta lírico e soldado grego que viveu, na primeira metade do século VII a.C., em Paros. Ele é famoso por seu uso versátil e inovador de medidores poéticos, e é o primeiro autor grego conhecido a compor quase inteiramente sobre o tema de suas próprias emoções e experiências. Embora seu trabalho agora sobreviva apenas em fragmentos, ele foi reverenciado pelos antigos gregos como um de seus autores mais brilhantes.
Inscrições encontradas em ortostatos de santuários incluem versículos citados e registros históricos. Em um deles, somos informados de que seu pai, Telesículos, uma vez enviou Arquíloco para buscar uma vaca no campo, mas que o menino por acaso encontrou um grupo de mulheres que logo desapareceu com o animal e deixou-lhe uma lira em seu lugar - elas eram as As Musas, e elas assim o haviam designado como seu protegido. Segundo a mesma inscrição, o presságio foi posteriormente confirmado pelo oráculo de Delfos.
As inscrições no Arquilocheion implicam que o poeta teve um papel controverso na introdução do culto de Dionísio em Paros. Registra que suas canções foram condenadas pelos parianos como "muito iâmbicas" (a questão pode ter se relacionado ao culto fálico), mas foram eles que acabaram sendo punidos pelos deuses por impiedade. O oráculo de Apolo então os instruiu a expiar seu erro e se livrar de seu sofrimento honrando o poeta, o que levou o santuário a ser dedicado a ele. Seu culto ao herói durou, em Paros, mais de 800 anos.
Seu espírito combativo se expressou na guerra. Ele se juntou à colônia Parian, em Tasos, e lutou contra os trácios indígenas, expressando-se em seus poemas como um soldado cínico e obstinado, lutando por um país que não ama, em nome de um povo que ele despreza. Mas ele valoriza seus camaradas mais próximos e seu comandante robusto e sem glamour. Mais tarde, ele voltou para Paros e se juntou à luta contra a ilha vizinha de Naxos. Um guerreiro Naxiano chamado Calondas ganhou notoriedade como o homem que o matou.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa