Anglo-Saxon Genesis
Poema Saxão (Século VIII)Anglo-Saxon Genesis é um poema bíblico da antiga Saxônia, que conta a história do Livro do Genesis. São três fragmentos dos quais foram preservados em um manuscrito na Biblioteca do Vaticano. Constituem os únicos registros importantes da poesia em saxão antigo.
Os três fragmentos preservados são um discurso de Adão após a queda, um segmento sobre Abraão e Sodoma, e um segmento sobre Caim e Abel. Estilisticamente, o Genesis mostra que é o produto de uma tradição escrita, embora retenha características da poesia heróica oral germânica, como aliteração e dicção formular, é discursivo e usa orações longas e conectadas.
O poema spanerge da história da queda contada na Vulgata. Adão é tentado por um demônio disfarçado de anjo, não por uma "serpente", como na Bíblia, e Eva desempenha um papel muito mais ativo. Adão é tentado primeiro e recusa, e o tentador diz a Eva para persuadi-lo dizendo que o fruto proibido confere poderes spaninos; ela, em vez disso, prova isso a ele contando uma visão celestial abençoada.
Reflete a crise teológica no Império Carolíngio em meados do século IX sobre o livre arbítrio e a predestinação, com foco em Gottschalk de Orbais.
Mais Informações: Wikipédia Inglesa