Clássicos Literários Lista completa dos clássicos da literatura publicados em português.

Álcman

Poeta Grego (Século VII a.C.)

Álcman foi um poeta lírico grego que viveu no século VII a.C., em Esparta. É o mais antigo dos nove poetas líricos do cânon alexandrino. Escreveu hinos e odes corais.

A nacionalidade de Álcman era disputada mesmo na antiguidade. Infelizmente, os registros dos autores antigos foram frequentemente deduzidos de leituras biográficas de sua poesia, e os detalhes muitas vezes não são confiáveis. Antípatro de Tessalônica escreveu que os poetas têm "muitas mães" e que os continentes da Europa e da Ásia reivindicaram Álcman como filho. Frequentemente presume-se que nasceu em Sardes, capital da antiga Lydia, a Suda afirma que Alcman era na verdade um Laconiano de Messoa.

Havia seis livros de poesia coral de Álcman na antiguidade (50-60 hinos), mas eles foram perdidos no limiar da Idade Medieval, e Álcman era conhecido apenas por citações fragmentárias em outros autores gregos até a descoberta de um papiro, em 1855, em uma tumba perto da segunda pirâmide em Saqqâra, no Egito. O fragmento, que agora está guardado no Louvre, em Paris, contém aproximadamente 100 versos de um chamado parteneion, ou seja, uma canção interpretada por um coro de jovens mulheres solteiras. Na década de 1960, muitos outros fragmentos foram publicados na coleção de papiros egípcios encontrado em uma escavação em um antigo depósito de lixo em Oxyrhynchus. A maioria desses fragmentos contém poemas, mas também existem outros tipos de hinos entre eles.

As canções de Álcman foram compostas no dialeto dórico de Esparta (o chamado dialeto laconiano). Isso é visto especialmente nas peculiaridades ortográficas dos fragmentos e o uso da acentuação dórica, embora seja incerto se essas características estavam realmente presentes nas composições originais de Álcman ou foram adicionados por artistas laconianos nas gerações subsequentes.

Os tipos de canções que Álcman compôs com mais frequência parecem ser hinos, partheneia (canções de solteira, do grego "donzela") e prooimia (prelúdios de recitações de poesia épica). Muito do que pouco existe consiste em retalhos e fragmentos, difíceis de categorizar. O fragmento mais importante é o Primeiro Partheneion, encontrado em 1855 em Saqqara, no Egito, pelo estudioso francês Auguste Mariette. As letras corais de Álcman deviam ser executadas dentro do contexto social, político e religioso de Esparta. Independentemente do assunto, a poesia de Álcman tem um tom claro, leve e agradável, que escritores antigos comentaram. A linguagem de Álcman é rica em descrições visuais.

Mais Informações: Wikipédia Inglesa

Obras de Álcman

Edições em Português

Fragmentos